domingo, 10 de maio de 2015

Mais bloguistas menos alunos (?)
Este ano fui bloguista enquanto aluna. Nunca o tinha feito. Nem mesmo individualmente.

Foi intimidante, e continua a sê-lo. Pensar que aquilo que escrevo vai estar aberto a todos os que o quiserem ler aterroriza-me. Talvez seja a minha vontade de estar em controlo a falar mais alto, e o facto de não o poder fazer assusta-me.

Sou uma pessoa que gosta mais de papel. Gosto de sentir a caneta na mão, a dor nos dedos quando escrevo muito, os vincos que as letras escritas deixam nas folhas. Gosto do cheiro dos livros novos, do cheiro do dos antigos, dos vincos deixados nas lombadas e das folhas vincadas por acaso.

Isto não quer dizer que não seja apologista das novas tecnologias, muito pelo contrário, acho que nos ajudam imenso em várias tarefas. Eu é que nem sempre estou de acordo com a forma e frequência que algumas pessoas as usam, acho que é um abuso para com elas mesmas.

Em resposta à questão me foi colocada “Quando escrevemos para blogue em atividades escolares sentimo-nos menos alunos e mais bloguistas?”, eu digo que não. Somos apenas alunos que usam o blog para publicar textos. Em vez de os entregarmos em papel publicamo-los, em vez de haver apenas um leitor temos quantos aparecerem e em vez de todos entregarmos com o mesmo prazo entrega-mos todos em dias diferentes desafiando também a nossa responsabilidade.

Assim, digo não, eu não me considero bloguista. Considero-me uma aluna do século XXI a usar as ferramentas que me foram oferecidas. Quem se considerar bloguista por ter participado nesta atividade deve ter as suas razões, eu não penso ter encontrado as minhas para o fazer.


Violeta

Sem comentários:

Enviar um comentário