domingo, 31 de maio de 2015

A escrita existe desde sempre. Junto com a fala, é a uma forma de comunicação, mas diferente dela, fica marcada para sempre. Ela é considerada uma forma de arte: pode ser usada para variadíssimas coisas e é realmente possível produzir coisas lindas através dela. Ela foi-se modernizando, sendo o papel substituído pelas máquinas, praticamente: todos os textos são escritos apartir de computadores, telemóveis e etc...

Para mim, a escrita é algo que me define. Desde que aprendi a fazer as letras, que escrevo. Cresci a fazer letras á toa, a escrever pequenos textos, a fazer roteiros e a desabafar no meio das palavras. Provavelmente é um dos motivos que estou neste curso, pois despertou-me o interesse pelas matérias desta área, que tudo tem a ver com escrita. 

"Quando escrevemos num blog sentimo-nos menos alunos e mais bloguistas?"

Acho que o dom da escrita é algo que tem que nascer connosco, mas tem que ser exercitado e aprendido ao longo do tempo. Alguém que lê e escreve diferencia-se bem de alguém que não, pela sua interpretação e maneira de pensar. Lendo livros, aprendemos formas de escrever, contextos. Vamos tendo um vocabulário mais rico e outra maneira de escrever. Por isso, acho que ao sermos bloguistas temos que ser alunos: Não de sala de aula, mas do mundo que nos rodeia, que será sempre um local de aprendizagem. 

Achei esta iniciativa muito boa, porque é muito fácil ensinar alguém a escrever, mas fazer letras e escrever são coisas diferentes. Para mim, foi muito bom por me meter á prova com vários tipos de textos e contextos. A teoria é muito fácil de ensinar, mas ensinar a prática já não é. Acho que nos sentimos mais bloguistas, mas no sentido em que pudemos dar as nossas opiniões ao mundo, fazer algo diferente e original, unicamente nosso, em vez de fazer os textos que o manual manda. Espero que todos tenhamos aprendido algo com esta experiência, e que ganhem ou não percam o hábito de escrever, porque em todos os sentidos é uma grande mais valia.

Ana Isabel 


Sem comentários:

Enviar um comentário