sábado, 2 de maio de 2015





A escrita como meio de comunicação: 
o blogue visto como um diário online

O ser humano tem necessidade de se autorrepresentar, fazendo-o oralmente e por escrito. A escrita aprende-se lendo textos exemplares, aprendendo como estão construídos e escrevendo textos. Até há alguns anos atrás, o papel de carta, os livros em branco para o diário, os caderninhos de poesia ou de reflexões pessoais eram os meios utilizados para comunicar. Atualmente foi substituído pelos SMS, o
email, as redes sociais, os blogues...

Os alunos que escrevem no blogue têm uma oportunidade de poderem discutir assuntos que sejam do seu interesse e, ao mesmo tempo, praticar a escrita e a leitura por meio dos textos dos seus colegas. Permite, ainda que os bloguistas exponham as suas ideias através da publicação de conteúdos, como textos, imagens, vídeos, músicas. São conteúdos sobre si próprios, as suas vivências, temas da atualidade que entendem dar a sua opinião. E depois, é claro, surgem os mais diversos comentários. A vantagem dos blogues, em relação à escrita no papel é que se pode colocar as opiniões de uma forma rápida. E as reações de quem os lê também não se fazem esperar. É tudo muito mais imediato.
Quando escrevemos para o blogue sentimo-nos menos alunos e mais bloguistas, pois ao invés de fazermos mais um texto a pedido dos professores, fazemos algo com a nossa opinião, dando a conhecer um pouco de nós mesmos. Isso permitirá que nos expressemos livremente podendo receber elogios e criticas.

Alguns alunos continuarão interessados em escrever, mas acredito que a maioria continuará, como sempre, a desvalorizar a escrita, a achar a escrita uma ferramenta sem função, cujo único vínculo com as suas vidas é a nota, até porque estão muito habituados a escrever pouco e abreviando, como no caso dos SMS, depois reclamam porque os estudantes só estão interessados no diploma!

Filipa Costa 













Sem comentários:

Enviar um comentário