domingo, 10 de maio de 2015

A Importância dos blogues

Internet tem sido uma arma poderosa de resistência, uma forma de driblar a censura, algo inimaginável noutras épocas.
Um dos nossos maiores desafios é escrevermos, falarmos, ou expressarmos o que estamos a pensar ou a sentir. Por mais incrível que pareça, há pessoas que dizem uma coisa e pensam ou sentem outra. Por isso não comunicamos com a fala ou com a escrita, mas também com gestos, olhares e o tom de voz. E é aí que a Internet e a escrita, por mais importantes que sejam para a comunicação, não substituem o contacto pessoal.
Expressar-se na forma escrita não é um simples ato de pôr palavras num papel ou num teclado.
Com os blogs, escrever e ser lido tornaram-se atos quase simultâneos. Além de contribuir para a democratização da informação e do pensamento, a Internet e os telemóveis, têm facilitado a vida de quem gosta de escrever e quer ser lido. Publicar deixou de ser um privilégio de poucos.
As ideias nascem em nós, noutros autores e também estão por aí, ao alcance de todos.
Algumas ideias são tão universais que se repetem em vários escritores, povos e culturas diferentes e independente do tempo e lugar, permanecem atuais e válidas para todos.
O ideal é quando o escritor consegue reunir à sua volta pessoas que compreendem que o ato de escrever não é apenas físico, mas requer recolhimento, silêncio interior, para se ouvir a si próprio e ouvir as angústias, desejos, 'conversar'. Assim, para quem não conhece o ato de escrever pode parecer estranho quando o escritor se recolhe do mundo, pois externamente, pode parecer que está distante e desinteressado sobre as pessoas ou ao que acontece à sua volta, mas pode ocorrer exatamente o contrário. Para um escritor os acontecimentos do quotidiano não costumam passar despercebidos, pois a vida é o seu laboratório. 
Durante muitos anos a maioria das pessoas não escrevia além da obrigação. Sem contar com os diários pessoais e algumas dúzias de escritores, quase ninguém se dava ao trabalho de pensar, refletir ou escrever num papel uma opinião ou um pensamento. Com a invenção dos blogues, as pessoas tiveram mais liberdades de se conseguirem expressar com o mínimo de burocracias possíveis. Com isso, milhares de pessoas no mundo começaram a postar os seus pensamentos nos blogues. 


Desculpem só publicar hoje, mas não consegui publicar no meu dia.

Luar

Sem comentários:

Enviar um comentário