quinta-feira, 16 de abril de 2015


«As ciências progridem, como as técnicas, aniquilando o velho, antiquado e obsoleto. Para elas, o passado é um cemitério, um mundo [de objetos] morto[s] e superado[s] pelas novas descobertas e invenções.»
Llosa, Vargas (2012). A civilização do espetáculo, p.68. Lisboa: Quetzal.


 É um facto que a ciência sofre constantes alterações, quase diárias. Os progressos e alterações na ciência fazem com que esta esteja constantemente em mudança.
 Por vezes as ciências progridem de acordo com as necessidades dos seres humanos, mas também existe uma vontade de querer mais, sem que por vezes seja mesmo necessário. Em primeiro lugar, é preciso conhecer o dia-a-dia do Homem, conhecer as suas necessidades, e depois progredir de acordo com as mesmas.
 Graças aos avanços científicos e tecnológicos hoje é possível satisfazer a maioria das necessidades do ser humano, desde os cuidados de saúde ao lazer, no entanto ainda é uma realidade a existência de povos que não têm qualquer conhecimento relativo às ciências e tecnologia.
 Mas todas as grandes inovações começaram de alguma forma… nasceram de génios inventores.  Grande parte delas evoluiu de algo que hoje é considerado ultrapassado ou fora de moda: “antiquado e obsoleto”; outras demoraram anos a serem concebidas. Possivelmente daqui a alguns anos algumas destas grandes invenções vão acabar por ser ultrapassadas por outras ainda melhores, no entanto também é bem verdade que não serão precisos muitos anos para que se tornem obsoletos, pois de certa forma existe tecnologia que modifica tudo à nossa volta a uma velocidade fantástica, e que tudo isto se deve aos grandes avanços da ciência e da tecnologia.
 Também ao nível da saúde existem avanços bastante significativos no combate a determinadas doenças, que poderiam não conseguir ser tratadas sem os inúmeros avanços que a ciência tem tido ao longo dos anos.

 Todos os progressos na área da ciência e da tecnologia que ocorreram ao longo dos anos tiveram um papel bastante importante nos dias que correm, pois contribuíram para uma melhoria do quotidiano do Homem, apesar de hoje serem considerados obsoletos.

A Escritora Desconhecida 

Sem comentários:

Enviar um comentário