segunda-feira, 9 de março de 2015

         O feminismo


     O feminismo é um movimento que tem origem no ano de 1848, na convenção dos direitos da mulher em Nova Iorque. Este movimento adquire um cunho reivindicatório por ocasião das grandes revoluções. As conquistas da Revolução Francesa, que tinha como lema, Igualdade, Liberdade e Fraternidade, são reivindicadas pelas feministas porque elas acreditavam que os direitos sociais e políticos adquiridos a partir das revoluções se deviriam  estender a elas quanto cidadãs.
      Sempre concordei com este movimento, nunca fui uma pessoa anti-feminista, o objetivo deste movimento é sobretudo conquistar a igualdade de direitos entre homens e mulheres, isto é, garantir a participação da mulher na sociedade de forma equivalente à dos homens. Os movimentos feministas são movimentos intelectuais e teóricos que procuram desnaturalizar a ideia de que há uma diferença entre os géneros, porque, no que se refere aos direitos, não deveria haver uma diferenciação entre os sexos, é completamente errado, no final de contas, somos todos humanos, masculinos ou femininos, somos todos humanos e merecemos todos os mesmos direitos sem sermos prejudicados/julgados. As/os feministas afirmam que a sua luta não tem como objetivo destruir tradições ou famílias mas sim alterar a concepção de que “o lugar de mulher é em casa, a cuidar dos filhos” o que é completamente absurdo e também na ideia naturalizada de que a mulher é mais “frágil” que o homem pois existe variedade em ambos os sexos e devido a esse facto, não se deve generalizar.

      Resumindo, concordo plenamente com este movimento pois já é tempo de se mudarem as mentalidades retrógradas e atenuizar as diferenças entre os sexos, tanto nos empregos, tanto na sociedade em si. Todas as pessoas merecem ter as mesmas oportunidades, independentemente do sexo com que nasceram.

RZA 

1 comentário:

  1. Tratando-se de um texto do género Apreciação Crítica, caracteriza-se por ser marcado por pronomes pessoais e verbos flexionados na terceira pessoa, sendo que o sujeito enunciador modaliza o discurso assertivamente e também apreciativamente, de acordo com o tema abordado. Seria aconselhável reformular "Sempre concordei com este movimento, nunca fui uma pessoa anti-feminista" e "concordo plenamente com este movimento". Gostei de ler o teu texto.

    ResponderEliminar